A Bíblia e seus heróis

BíbliaPodemos dizer muitas coisas sobre a Bíblia, menos que ela é tendenciosa.

Caso contrário o que certamente não haveria na Bíblia são justamente esses “podres”, que revelam a natureza mais humana, para dizer o mínimo, desde a época dos patriarcas.
Senão vejamos, Abraão que mentiu com medo de morrer; Jacó, que enganou o irmão com ajuda da mãe; Moisés, que matou um cara; Davi, que adulterou e matou; Salomão, um mulherengo; etc, etc, etc.
Nenhum outro livro histórico trata seus heróis nacionais com tanta crueza.
Da mesma maneira, a Bíblia não hesita em revelar os fracassos pelos quais o povo hebreu passou por culpa de suas falhas de caráter pessoal.
Jacó e Moisés tiveram que fugir, Davi perdeu a família, Salomão perdeu o reino.
Israel perdeu dezenas de batalhas por causa de seus erros individuais e coletivos e acabou indo para o cativeiro.

Não podemos dizer, diante disso, que a Bíblia “acomode” ou “arredonde” a história  para valorizar a biografia dos seus protagonistas.

E, quando encontramos algo lá dizendo que Davi era “um homem segundo o coração de Deus”, temos que levar tudo isso em conta, porque certamente não se pode dizer que Davi era segundo o coração de Deus com base em suas atitudes.
Davi era um homem segundo o coração de Deus porque reconheceu suas limitações e sua dependência da misericórdia do Senhor. Era alguém que, mesmo vivendo sob o regime da lei, foi capaz de antever o perdão pela graça e a salvação incondicional por Jesus:

“Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.” Salmo 32:5

Na verdade essa afirmação talvez diga muito mais sobre Deus do que sobre Davi, nos revelando um Deus que, apesar de tudo o que Davi fez, ainda assim foi capaz de amá-lo e ver no coração de Davi algo que o agradasse.

E por fim, podemos concluir que, se Deus tratou Davi com tamanha bondade e misericórdia, da mesma forma poderá tratar conosco, a despeito de tudo o que somos ou que tenhamos praticado no passado.

Veja também:

  • InimputabilidadeInimputabilidade Dias atrás, em decisão inédita, a justiça de São Paulo condenou a Igreja Universal a devolver a um fiel arrependido o valor […]
  • Craig X AteusCraig X Ateus Um interessante perfil do apologista cristão William Lane Craig, traçado pelo site ateísta 'Common Sense Atheism', bem como uma […]
  • Jesus, garoto propagandaJesus, garoto propaganda Jesus – seja para quem diz que o adora, que o segue, seja para quem diz apenas que o admira – ao que parece realmente é “o […]
  • Dawkins e as grandes questões da vidaDawkins e as grandes questões da vida Na série em 3 episódios que leva o título "Sex, Death And The Meaning Of Life" (Sexo, Morte e o Sentido da Vida), Dawkins […]

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Deixe uma resposta