Seleção natural não age sozinha

três macacosPor que alguns genes evoluíram rapidamente? O Darwinismo responde que a seleção natural explica isso, porém um grupo de pesquisadores na Universidade de Uppsala sugere, a partir de pesquisas comparativas entre o genoma humano e de outros primatas, que outro processo não adaptativo interfere na seleção e propagação das mutações genéticas.

Os resultados, publicados em 27 de janeiro, indicam que um processo, conhecido com o BGC (biased gene conversion) é capaz de favorecer a taxa de evolução de determinados genes, independentemente de serem benéficos ou não.

O BGC aparenta ser mais intenso em áreas de grande recombinação, podendo causar a propagação de mutações deletérias entre as populações, apontando um resultado conflitante ao preconizado pelo Darwinismo tradicional, como observa o site Sciencedaily.

Veja também:

  • A mensagem do DNAA mensagem do DNA Não bastasse o código genético descrever a informação necessária para a produção das proteínas com que todos os seres vivos são […]
  • Se Deus não existe…Se Deus não existe… Se Deus não existe... Então, qual a diferença entre algumas crianças, alguns coelhos de laboratório, ou alguns mosquitos da dengue?
  • Não tão inútil, afinalNão tão inútil, afinal Pesquisadores agora, chegaram à conclusão de que o chamado "DNA lixo" pode não ser tão inútil, afinal.
  • Moralidade e Psicologia EvolutivaMoralidade e Psicologia Evolutiva O vídeo ilustra em forma de fábula o ponto de convergência entre conceitos: Moralidade e Psicologia Evolutiva.

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Deixe uma resposta