Ferro com ferro

 

Ferro com ferroComo o ferro com ferro se aguça,
assim o homem afia o rosto do seu amigo.

Provérbios 27:17

Eu gosto muito desse provérbio.

O ferro vai sendo afiado até se tornar útil e o escritor fez uma analogia com dois amigos, que vão convivendo e se aperfeiçoando mutuamente.

Porém, para afiar um pedaço de ferro, tem que ser algo tão duro quanto o próprio ferro. Não pode ser alguma coisa mais macia, nem mais dura, porque senão não funciona. Ou o ferro não será devidamente afiado, ou ele será destruído.

Então, esse é um ponto.
Outro ponto é que nessa hora, sai faísca, a coisa fica quente. Não é um processo suave ou delicado.

Será por isso que é tão difícil manter verdadeiras e duradouras amizades?

E será por isso que as verdadeiras amizades são aquelas que sobrevivem a enormes atritos?

Veja também:

  • A Bíblia e seus heróisA Bíblia e seus heróis Podemos dizer muitas coisas sobre a Bíblia, menos que ela é tendenciosa. Caso contrário o que certamente não haveria na Bíblia […]
  • Verdade virtual, mentira real…Verdade virtual, mentira real… Sara e seu marido Adnan, um casal da bósnia, resolveram começar um relacionamento virtual usando pseudônimos. O casal se […]
  • Jesus, garoto propagandaJesus, garoto propaganda Jesus – seja para quem diz que o adora, que o segue, seja para quem diz apenas que o admira – ao que parece realmente é “o […]
  • Eclesiastes, versão WebEclesiastes, versão Web Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito na rede. Há tempo de conectar e tempo de desconectar; […]

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

8 comentários sobre “Ferro com ferro

  1. Hamilton, que ‘ironia do acaso’. Traduzindo: Que beleza, a regência que o Senhor faz na História. 

    Não por acaso, percebo pelo comentário de um amiga que hoje é o dia do amigo. Não por acaso, hoje é um dia decisivo entre eu e duas amigas.Não por acaso, estou fazendo uma dedicatória num livro e usando este texto; com os devidos créditos claro.Não por acaso, o livro em questão chama-se ‘A História de Deus e a sua história’.Não por acaso, me chamou a atenção o nome Rubenita, lá embaixo nos comentários. E gostaria de saber apenas uma coisa: É quem estou pensando?Obrigada mais uma vez. Não me canso de agradecer quem Deus usa para me abençoar!

  2. Que deleite advém de relacionamentos, que repousam na certeza
    de sermos aceitos, quando temos a liberdade de poder confrontar em amor.
    Longas e calorosas conversas ou intensas trocas de ideias que corrigem nossos desvios, tornam-se enriquecedoras, gratificantes e inesquecíveis.
    Impossível não valorizar alguém que caminha lado a lado conosco e tem a ousadia de discordar, aparando uma aresta aqui, tirando uma farpa acolá, no intuito de polir nossa imagem.
    É nas amizades duradouras, que encontramos oportunidades únicas de crescimento, porque o tempo deixa transparecer o que vai em nossos corações. Quando dispomos da graça de Cristo, somos capacitados a ajudar a limpar os sapatos daqueles, cuja lama passamos a observar ao longo do caminho.
    A dinâmica da vida cristã, envolve situações de fricção e restauração, pois o próprio Deus nos confronta, com o fim de corrigir o que ama, açoitando a qualquer que recebe por filho.
     

  3. pouco "usado" seu texto bíblico, mas de enorme relevância, H.

    gosto sempre de pensar que a amizade é um contato que estimula!! machado de assis dizia que "a amizade não se se diz, se sente"… e eliot que a "amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz."

    eu digo: tô prá descobrir algo mais prazeroso que uma amizade que "dá certo"!!!

    parabéns pelo BLOG! no diferencial da "mesmice" que anda por aí.

    abçs

Deixe uma resposta