Limpeza Ninja

Tecla

Tecla <Return> no meu teclado travando de repente. Em seguida a tecla <Shift> logo abaixo, também, juntamente com as teclas de acentos ao lado daquelas.

Uma inspeção rápida é suficiente para a trágica conclusão: o teclado precisa de uma bela limpeza.
Retiro duas teclas e percebo que a situação é grave. O teclado todo precisa de uma faxina completa. Não quero descartá-lo apesar da idade, é um raro teclado com portas USB para PC e ainda funciona muitíssimo bem. Só precisa de um pouco de dignidade.

Da última vez que me atrevi a desmontar um teclado, hé mais de uma década, ele nunca mais foi o mesmo. Mas decido me atirar à tarefa.
Desmonto e vou removendo as teclas, uma a uma. Rapidamente percebo que se continuar dessa maneira, a remontagem será um trabalho para monge chinês. Pego a câmera e tiro uma foto, para mais tarde poder identificar o local de cada tecla.

Pincel, cotonete, limpa-tudo, pano. Limpeza concluída. Passo ao desafio de colocar as teclas no lugar.

Ligo o display da câmera e vou seguindo pela foto feita anteriormente. O trabalho avança em bom ritmo. De repente, a bateria da câmera acaba. Ainda falta montar cerca de metade do teclado. Sigo montando as teclas mais óbvias e aquelas que lembro de memória, mas chega a hora em que não há mais como adivinhar.

Penso um pouco e tenho uma ótima idéia: vou invocar São Google para que ele me encontre uma foto de algum teclado semelhante. É só digitar “teclado qwerty layout” e o Google faz o resto…Peraí! Digitar? Para digitar eu preciso de um teclado inteiro!
Mas não me dou por vencido. Vou digitando as letras que já estão montadas. Logo me deparo com um espaço vazio com um furo redondo, onde deveria estar a letra “C” ou bem perto disso. Ao redor dele, muitos outros idênticos.
Penso um pouco, olho ao redor, vejo um cotonete. Está um tanto sujo a essa altura, mas vai servir. Aí entra a técnica ninja. Vou espetando o cotonete nos furos mais ou menos perto de onde desconfio que que as letras que preciso devem estar, porém às cegas. Um pouco mais à direita, um pouco à esquerda, volta, apaga. De novo.

Deu certo! Em questão de instantes consigo digitar três palavras completas! Clico em Pesquisar e eis a foto que eu precisava. Missão cumprida…ou praticamente…

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

Loading Disqus Comments ...