Sacola…

Sacola plástica pede socorro

Minha primeira experiência no supermercado depois do fim das sacolinhas.

FIM?!?

Bom, não é bem assim… Elas ainda estão lá, só que agora custam 19 centavos cada, mas tá justificado: agora são biodegradáveis, e não dá pra fazer a caridade de vender ao preço de custo!…E pelo jeito não vão deixar de ser usadas, porque nem todo mundo vai ter um sacolão “ecológico” do Vietnã à mão quando se lembrar de passar no mercado, e nem deseja ou consegue caminhar equilibrando uma meia dúzia de embalagens nos braços.

Curiosamente, notei também uma sutil mudança na seção de pães: antes o cliente se servia e tinha à disposição sacos de papel para acondicionar suas compras. Agora, tanto pães quanto pacotes foram para trás do balcão. Seria para os sacos não virarem embalagem para outros produtos?

Enfim, um grande negócio, por enquanto, para os supermercados, desobrigados de oferecer as sacolas e com mais um lucrativo e quase obrigatório item na lista de compras de todo mundo. Desconfio que a medida também fará extinguir de vez a função de empacotadores, os poucos que ainda restam nas grandes redes.
Por enquanto o que vejo é um enorme sorriso no rosto dos empresários do ramo.

Ah…o preços dos demais produtos continuam os mesmos…

Neste endereço, a Revista Reciclagem disponibiliza uma matéria em PDF, com dados econômicos e técnicos sobre o mercado de reciclagem e interesses do setor em relação às sacolas plásticas.
_________________________
Adicionado em 31/01/2012: Acrescentei alguns comentários sobre este assunto neste novo artigo.

 

Veja também:

  • Mais sacolas…Mais sacolas… É fácil para o poder público tomar esse tipo de iniciativa para eliminar as sacolinhas. É como o rodízio de placas: se o […]
  • Dilbert: Avanços tecnológicosDilbert: Avanços tecnológicos [1] — Estou escrevendo falsos Comunicados de imprensa sobre novas tecnologias verdes imaginárias. [2] "Os cientistas […]
  • Desconhecido íntimoDesconhecido íntimo Facebook versão móvel avisando de nova atualização para o celular. Eu clico e descubro que a nova atualização requisita […]
  • Melhor IdadeMelhor Idade "Melhor Idade" é nada menos do que um eufemismo publicitário para "Terceira Idade", este também um eufemismo para "velhice". […]

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

3 comentários sobre “Sacola…

  1. Eu sinceramente estou , desculpe a expressão,estou [….] com essa medida, que visou apenas gerar lucros para os supermercados, vendendo as sacolinhas já existentes como produtos “ecológicos”. foi um grande lance para os supermercados lucrarem , vendendo “ecobags” também, que não valem nem o preço que são vendidas, dada a falta de qualidade e resistência delas. E quem vai lucrar ainda mais serão os fabricantes de sacos plásticos, que arrematarão o filão de venda de sacos lixos para lixeiras de banheiros. enfim, todos saem ganhando, menos a ecologia ( porque não haverá mudança nenhuma ) e tampouco os consumidores finais.

  2. Em Curitiba ainda temos a tal sacolinha em quase todo mercado, mas em breve a moda deve se expandir, afinal “toda boa medida” adotada para beneficiar o consumidor é extremamente veloz né?

    O que provavelmente faltará nos mercados é o óleo de peroba, para UNTAR TANTA CARA DE PAU !

    🙁

Os comentários estão encerrados

Deixe uma resposta