Onde Darwin errou

galapagos giant turtle darwin failUm novo livro lança mais lenha na fogueira dos ataques à teoria evolucionista de Charles Darwin.

Só que desta vez, ao contrário do que se pode imaginar, o ataque não parte da ala cristã conservadora, ou de defensores da teoria do Design Inteligente.
Quem entra em cena agora são dois acadêmicos, ateus, não criacionistas, Jerry Fodor, professor de filosofia e ciências cognitivas na Rutgers University, e Massimo Piatelli-Palmarini, também professor de ciências cognitivas, na Universidade do Arizona. Com o livro “What Darwin Got Wrong” (Onde Darwin Errou, em tradução livre), os autores defendem argumentos sobre as limitações das teorias darwinistas, detalham como algumas descobertas recentes da genética têm lançado dúvidas sobre noções estabelecidas sobre a seleção natural e explicam por que tudo isso pode por em dúvida o que se acredita hoje sobre a evolução.

Em uma entrevista, Fodor comenta o livro e alguns aspectos da movimentação em torno do assunto que ele está provocando.

Algumas das declarações que ele apresenta:

“Criacionismo não é a única doutrina fundamentada em explicações post-hoc. O Darwinismo também é. Se uma criatura desenvolve a capacidade de tecer uma teia, você pode contar uma história de como criar teias foi bom no contexto da evolução. Daí porque você deve suspeitar tanto do Darwinismo quando do criacionismo.”

“Algumas variantes na seleção são claramente ambientais. Se você não pode armazenar água irá ter mais problemas em um ambiente seco do que se puder. Mas suponha que ter uma alta capacidade de armazenar água esteja relacionada por razões genéticas com a cor da pele. Como decidir que traço é selecionado por fatores ambientais e qual apenas pega carona? Não há nada no quadro Darwinista que nos permita responder a essa questão.”

A entrevista pode ser conferida aqui.

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Leave a Reply

Loading Disqus Comments ...