Manuscritos do Mar Morto digitalizados

Manuscrito de Isaías - detalhe

Detalhe do Manuscrito de Isaías.

Os manuscritos do Mar Morto, que incluem os mais antigos manuscritos bíblicos existentes, foram digitalizados e estão disponíveis online, resultado de um projeto conjunto entre o Museu de Israel e Google.

O site oferece imagens de alta resolução dos manuscritos originais com recurso de busca, além de vídeos explicativos e textos informativos sobre o material e sua história. Uma das peças mais interessantes disponíveis é o “Grande Manuscrito de Isaías”, o maior e mais bem preservado dos textos bíblicos da coleção. É possível no site verificar a tradução comparativa em inglês entre o texto do manuscrito e o texto que ao longo da história chegou até os dias atuais, usado como base em traduções modernas das escrituras bíblicas.

Os manuscritos do Mar Morto são uma coleção de escritos antigos, do século II a.C. descobertos casualmente por beduínos em cavernas da região de Qumram, ao norte do Mar Morto, a partir de 1947. O conjunto dos livros encontrados, que hoje se sabe, pertenceram à seita judaica dos Essênios, incluem grandes porções das escrituras bíblicas, além de outros escritos usados pela da seita.

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Leave a Reply

Loading Disqus Comments ...