Carta aberta de Sinead O’Connor a Miley Cyrus

Imagem: Commons

Querida Miley,

Eu não ia escrever esta carta, mas hoje estive evitando telefonemas de vários jornais desejando que eu comentasse sobre o que foi dito na Rolling Stone que seu vídeo Wrecking Ball foi planejado para ser semelhante ao Nothing Compares… Então isto é o que eu preciso dizer… E é dito em espírito maternal e com amor.

Estou extremamente preocupada por você que aqueles que a rodeiam levaram você a acreditar, ou encorajaram você em sua própria crença, de que de alguma forma é legal estar nua e lambendo martelos em seus vídeos. Na verdade, o caso é que você irá obscurecer seu talento por permitir-se ser explorada sexualmente, seja a indústria da música ou você mesma que esteja fazendo a exploração.

Nada além de danos virá a longo prazo de permitir-se ser explorada, e isso absolutamente não é de forma alguma uma autonomia, de si mesma ou a qualquer outra jovem mulher, você enviar a mensagem de que você está a ser avaliada (até mesmo por você) mais por seu apelo sexual do que seu óbvio talento.

Estou feliz em saber que sou um modelo para você e espero que por causa disso você dê a atenção para o que estou dizendo.

O negócio da música não dá a mínima para você, ou qualquer um de nós. Eles irão prostituir você por tudo o que você vale a pena e habilidosamente fazer você pensar que é isso o que você queria… Quando você acabar na reabilitação como resultado desta prostituição, ‘eles’ estarão se bronzeando em seus iates em Antígua, que eles compraram com a venda de seu corpo e você vai se ver muito solitária.

Nenhum dos homens que te encaram dão a mínima para você também, não se deixe enganar. Muitas mulheres confundem luxúria com amor. Se eles querem você sexualmente não significa que eles dão a mínima pra você. Mais verdade ainda quando sem querer você dá a impressão que também não dá muita valor a si mesma. E quando você emprega pessoas que dão a impressão que não dão a mínima pra você também. Ninguém que se preocupa com você poderia apoiar você sendo explorada… e isso inclui você mesma.

Sim, estou sugerindo que você não se importa consigo mesma. Isso tem que mudar. Você deve ser protegida como uma preciosa jovem por todos que você emprega e todos ao seu redor, incluindo você. Este é um mundo perigoso. Não encorajamos nossas filhas a andarem peladas nele porque as faz presas para animais e menos do que os animais (uma maioria angustiante dos que trabalham na indústria da música e da mídia associada).

Você vale mais do que seu corpo ou seu apelo sexual. O mundo do showbiz não vê as coisas dessa forma, gostam de coisas para serem vistas de outra maneira, sejam revistas que querem você na sua capa, ou qualquer outra coisa… Não tenha ilusões… TODOS eles querem você porque eles estão ganhando dinheiro com sua juventude e sua beleza… que eles não conseguiriam exceto pelo fato de que sua juventude te deixa cega para os males do mundo do espetáculo. Se você tem um coração inocente você não pode reconhecer aqueles que não têm.

Repito, você tem talento suficiente para não deixar a indústria da música fazer de você uma prostituta. Você não devia deixá-los fazer você de boba também. Não pense por um momento que qualquer um deles dá a mínima por você. Eles estão lá por dinheiro… Estamos lá para a música. Sempre foi assim e sempre será assim. Quanto mais cedo uma jovem descobre isso, mais cedo, ela pode ficar realmente no controle.

Também na Rolling Stone você disse que seu visual é baseado no meu. O visual que eu escolhi, eu escolhi de propósito num momento quando minha gravadora estava me incentivando a fazer o que você fez. Eu preferi ser julgada por meu talento e não pela minha aparência. Estou feliz por ter feito essa escolha, até por eu não me encontrar no proverbial monte de trapos agora que estou quase 47 anos de idade… que infelizmente é onde muitos artistas mulheres que tem baseado sua imagem em torno de sua sexualidade, acabam quando atingirem a meia idade.

Autonomia real de si mesmo, como mulher, seria no futuro, recusar-se a explorar seu corpo ou sua sexualidade para que os homens ganhem dinheiro com você. Não precisa nem a pergunta… Eu estive no negócio tempo suficiente para saber que os homens estão ganhando mais dinheiro com sua nudez do que você. Não tem nada realmente de legal nisso. E isso envia sinais perigosos para outras jovens. Por favor, no futuro diga não quando você for solicitada a se prostituir. Seu corpo é para você e seu namorado. Não é para qualquer saco de lixo ejaculando dejetos na rede, ou para qualquer executivo de gravadora ganancioso comprar diamantes para suas amantes.

Quanto a se livrar da imagem de Hannah Montana… Quem disser que ficar nua é a maneira de fazer isso absolutamente não respeita seu talento, ou você como uma jovem mulher. Suas gravações são boas o suficiente para você não precisar de qualquer fuga de Hannah Montana. Ela está beeeeeem longe agora… Não é porque você ficou pelada, mas porque você faz grandes gravações.

Quer gostemos ou não, nós mulheres na indústria somos modelos e, como tal, temos que ter muito cuidado com as mensagens que enviamos para outras mulheres. A mensagem que você continua enviando que de alguma forma é legal se prostituir… Não é legal, Miley… é perigoso. As mulheres devem ser valorizados por muito mais do que a sua sexualidade. Não somos apenas objetos de desejo. Eu quero encorajar você a enviar mensagens mais saudáveis para seus colegas… que você e eles valem mais do que o que está acontecendo atualmente em sua carreira. Gentilmente demita qualquer desgraçado que ainda não expressou alarme, porque ele não liga para você.

Postado em www.sineadoconnor.com
Tradução Hamilton Furtado

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Leave a Reply

Loading Disqus Comments ...