Ciência exonerada

Na semana seguinte à que deixou o cargo de ministro da saúde, Luiz Mandetta deu uma entrevista dizendo que ao ser demitido a “ciência que foi exonerada” é que havia sido demitida.

Além do flagrante desrespeito com o colega de respeitável currículo que o substituiu, ao tentar pretensiosamente personificar em si mesmo a idéia de ciência, Mandetta invocava ali o termo “ciência” de uma forma não só arrogante, como inapropriada e não condizente com os fundamentos da própria ciência.

A Ciência autêntica não é e jamais poderá ser associada a imagem de qualquer pessoa, instituição ou versão, seja ela quem for. A Ciência não é alguém, ela não pertence a ninguém, ela não tem dono.
Ciência não é um oráculo onde supostos sacerdotes buscam conselhos indiscutíveis. Tudo na Ciência está em constante reavaliação.

Diante de um quadro inédito, em que quase nada se sabe sobre o vírus Corona, qualquer certeza aparente sobre taxas de infecção, formas de contágio curvas, porcentagens, medidas de isolamento, eficácia das ações paliativas, medicações, equipamentos de proteção, tudo está sujeito a cair por terra de um dia para outro. E muita coisa cairá.

A Ciência autêntica não se impõe por maioria, não “exige respeito”, não força o consenso. A Ciência autêntica não intimida a discordância, não reprime o dissenso, não cala a crítica. A verdadeira Ciência se alimenta da controvérsia para chegar à verdade.

Em um futuro próximo, teremos uma visão mais clara e certamente muito diferente deste momento pelo qual a humanidade passa e haverá muita surpresa ao tomarmos conhecimento de que muita coisa que foi rotulada como “Ciência” era apenas prepotência, política, ou algo até pior…

Veja também:

  • Sam Harris e sua moral “científica”Sam Harris e sua moral “científica” Sam Harris diz que desacreditar em Deus é um atalho para a felicidade e sugere esta […]
  • AniversárioCinco anos Gosto de observar datas. Por isso antecipo aqui o quinto aniversário deste meu espaço […]
  • Formigas impermeáveis Essas formigas de fogo impressionam os cientistas por sua capacidade de rapidamente se […]
  • Curto circuito – Eu não entendo como meu cérebro funciona. Mas é o meu cérebro que uso para saber como […]

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Leave a Reply