Educação

Puizé, vocês se lembram do causo daquela família mineira em que os pais educaram os dois filhos em casa e por causa disso corriam o risco de perder a guarda dos dois, já que as otoridades do Brasil obrigam, por lei, os pais a colocar as crianças na escola, nem que seja no lixo de escola pública que se oferece nessa terra?

Puizé, o causo teve desdobramentos. Os dois garotos, Davi e Jonatas Nunes, com 15 e 14 anos, tiveram que se submeter a uma avaliação “oficial”, para testar seus conhecimentos.

Além disso, uma semana da provas, os meninos souberam por meio de um oficial de justiça que o conteúdo das provas tinha sido aumentado, dobrando o número de matérias que estavam estudando e passando a incluir questões como dissertação sobre Picasso, críticas teatrais, história do handebol, basquete e outros esportes[1]. Tudo supostamente referente a matérias da 5a a 8a séries do fundamental. Foram 4 dias de provas, com os garotos enfrentando a preocupação de que se não fossem bem, seus pais poderiam ser presos.

Puizé, mesmo assim, os garotos passaram. Com média superior à exigida.

O assunto não se encerrou. O resultado da prova serviu para eximir os pais, Cleber e Bernadete Nunes, da acusação de “abandono intelectual”, mas ainda não dispensa.

Mas, se alguém quiser saber dos detalhes do caso, talvez tenha que procurar em sites estrangeiros, como o LifesiteNews, que publicou em 2 de setembro uma longa matéria com o título “Brazilian Homeschoolers Score Surprise Victory in Showdown Against Government”. Com raríssimas exceções, já incluindo aí blogs particulares, a mídia local deu pouca ou nenhuma repercussão ao caso.





Comentários

Loading Facebook Comments ...

Leave a Reply

Loading Disqus Comments ...