Informação “sob medida”

Filtrocomentei aqui sobre o modo como a informação é filtrada pelos canais de informação da Web antes de ser distribuída para o usuário.

O livro “O filtro invisível”, de Eli Pariser, aborda um outro lado importante da distribuição seletiva da informação na Internet. Pariser analisa o procedimento usado pelos canais de distribuição da informação de selecionar o que será mostrado ou escondido de acordo com o perfil do usuário e dentro aquilo que, supostamente, será do interesses dele.

Para definir qual informação será oferecida, redes sociais, sites de busca, de notícias, de compras, dentre outros que distribuem a informação na rede, avaliam o comportamento do usuário, medindo suas interações com outras pessoas em suas redes sociais, suas opiniões, além de outros parâmetros pessoais, entregando para ele a informação que mais se assemelhe a deteminados padrões. Pariser critica, com razão, o modelo, demonstrando que os métodos usados privam arbitriamente o usuário de informações que poderiam ser do interesse dele.

Parser, observa que o procedimento chega a ser uma forma sutil de censura, à medida que esconde informações que estão lá, mas acabam não sendo percebidas, criando uma falsa impressão de concordância de opiniões ao ocultar opiniões e interesses divergentes do usuário alvo e destacando aquelas em que há semelhança.

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Leave a Reply

Loading Disqus Comments ...