Controle remoto

controle remotoE tem gente que ainda pensa que a mídia, a imprensa, os grandes veículos de comunicação, são entidades neutras, imparciais, isentas de interesses que não o de transmitir à sociedade todas as informações relevantes, necessárias e que possam interessar a esta sociedade.

Sim, há pessoas que, mesmo sabendo que a mídia omite ou enfatiza determinadas informações, pensam que isso é feito apenas com base no interesse do público, ou, na pior das hipóteses, influenciado por uma certa demanda comercial do produto “notícia”.

Mas, quando escapa a público certas informações de bastidores, fica claro a quem quiser ver, que a coisa não é bem assim. Além da tal demanda comercial da notícia (leia-se, o que o público deseja ver), há no mínimo um outro lado comercial que influencia o que o público vai ter direito a ver, este, motivado pelas relações dos veículos de comunicação com a concorrência, tentando cada qual “esvaziar” o interesse por eventos, atrações e outras atividades do mundo real que envolvam a concorrência.

A prática, embora não se resuma a tais, é notadamente visível em eventos esportivos, em que os direitos pertencem a um determinado grupo, que acabam sumariamente ignorados pela concorrência, a despeito do interesse que poderiam despertar no público da casa.  A Rede Globo, já versada na prática em eventos como o Oscar, quando transmitido pelo SBT, as 500 milhas de Indianápolis, transmitida pela Band, ou a Copa Européia de Seleções, transmitida pela Record, como aparentemente sugere a matéria “Radicais da Globo querem boicotar esportes olímpicos”,publicada no UOL, informa Daniel Castro, mais uma vez,  a disposição em omitir informações de seu público com base em uma agenda unicamente de interesses corporativos ao ameaçar sumir da sua programação com eventos que possam “impulsionar” a transmissão dos Jogos Olímpicos de, vejam só, 2012! E o porquê disso? Ah, os jogos serão exclusividade de transmissão da Rede Record… Um evento para daqui a 4 anos afetando desde já o direito à informação de um grupo enorme de pessoas.

É claro que, levando-se em consideração todos os interesses possíveis envolvidos no mundo da informação, sejam comerciais, políticos ou ideológicos, podemos ter uma idéia de de quanto o mundo da mídia manipula aquilo que deseja mostrar ou esconder, de acordo com seus interesses.

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Um comentário sobre “Controle remoto

  1. Concordo plenamente, além disso não estão nem aí para o fato que daqui a 4 anos será no Brasil as Olimpíadas.  O que importa é boicotar a informação do evento que muito provavelmente vai estar transmitindo daqui a 4 anos. Hoje já que é a “concorrente” que transmite a “matéria” é irrelevante. 

Deixe um comentário

Loading Disqus Comments ...