Natal em novembro

Ornamentos de Natal“Quem monta pinheirinho em novembro?”

Diante da pergunta, respondo sem rodeios: Eu!
Afinal, passei o final de semana fazendo isso. No sábado, tirei a manhã para sair com a família só para passear. Fazia tempo que não tinhamos um momento assim.
Fomos comprar uns enfeites de natal de $1,99, umas luzinhas de $3,99 e um enfeite novo para porta.

Em frente da livraria começa uma daquelas chuvas rápidas de pré-verão. Entramos na loja. Estava tocando uma canção de Natal: “Surgem anjos proclamando…”
Nós adultos, já ouvimos centenas de vezes, nem nos damos conta mais. Mas, minha filha ainda não está contaminada pela rotina natalina. Ela diz:
“Olha papai, eu conheço essa música!” E pergunta: “Quem foi mesmo que cantou essa música em Curitiba?” Porque ela havia ouvido em um CD infantil que nos enviaram de lá. Para ela, a música é de Curitiba.
Eu aproveito para contar que esta é uma música muito antiga e muitas pessoas já cantaram essa mesma música pelo mundo todo.

À tarde, montamos a velha árvore de natais passados com os novos enfeites. As crianças colaboraram com a divisão de tarefas. Coloquei as luzinhas, expliquei pra eles como funciona o pisca-pisca.
Aproveitei o momento para perguntar quem sabe porque o Natal é importante. Minha filha responde que é o nascimento de Jesus. Meu filho, participando ativamente pela primeira vez, ouve a explicação da irmã.

Árvore pronta, luzinhas acesas, apaguei a luz da sala. Vou ver qualquer coisa lá dentro e, quando volto, me deparo com um garotinho contemplando a árvore. Seu rosto iluminado pelas luzes e por um sorriso de orelha a orelha. Ele improvisa uma canção falando de alegria.

“Você tá alegre?”

Sim, ele responde balançando a cabeça, sorriso atravessando o rosto, sem nenhuma preocupação em disfarçar ou elaborar o que está sentindo.

Enfim, acho que já tive meu presente de Natal.

Novembro de 2008

Comentários

Loading Facebook Comments ...

2 comentários sobre “Natal em novembro

Deixe um comentário

Loading Disqus Comments ...