Ciência exonerada

Na semana seguinte à que deixou o cargo de ministro da saúde, Luiz Mandetta deu uma entrevista dizendo que ao ser demitido a “ciência que foi exonerada” é que havia sido demitida.

Além do flagrante desrespeito com o colega de respeitável currículo que o substituiu, ao tentar pretensiosamente personificar em si mesmo a idéia de ciência, Mandetta invocava ali o termo “ciência” de uma forma não só arrogante, como inapropriada e não condizente com os fundamentos da própria ciência.

A Ciência autêntica não é e jamais poderá ser associada a imagem de qualquer pessoa, instituição ou versão, seja ela quem for. A Ciência não é alguém, ela não pertence a ninguém, ela não tem dono.
Ciência não é um oráculo onde supostos sacerdotes buscam conselhos indiscutíveis. Tudo na Ciência está em constante reavaliação.

Diante de um quadro inédito, em que quase nada se sabe sobre o vírus Corona, qualquer certeza aparente sobre taxas de infecção, formas de contágio curvas, porcentagens, medidas de isolamento, eficácia das ações paliativas, medicações, equipamentos de proteção, tudo está sujeito a cair por terra de um dia para outro. E muita coisa cairá.

A Ciência autêntica não se impõe por maioria, não “exige respeito”, não força o consenso. A Ciência autêntica não intimida a discordância, não reprime o dissenso, não cala a crítica. A verdadeira Ciência se alimenta da controvérsia para chegar à verdade.

Em um futuro próximo, teremos uma visão mais clara e certamente muito diferente deste momento pelo qual a humanidade passa e haverá muita surpresa ao tomarmos conhecimento de que muita coisa que foi rotulada como “Ciência” era apenas prepotência, política, ou algo até pior…

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

Loading Disqus Comments ...