Richard Dawkins, agora como apresentador, participa de um novo programa do Channel 4, na tv britânica, no qual se propôe a pregar sobre os benefícios de uma sociedade pós-teísta para responder às grandes questões da existência humana.
Na série em 3 episódios que leva o título “Sex, Death And The Meaning Of Life” (Sexo, Morte e o Sentido da Vida), o ateu britânico não discute mais se Deus existe ou não. Ele parte de um ponto onde dá por certa a inexistência de Deus, pretendendo oferecer alternativas, segundo ele científicas, às respostas da “religião” para a questão da moral, morte e sentido da vida.
No primeiro programa, que foi ao ar há menos de uma semana e pode ser visto abaixo, o apologista do ateísmo, aborda aspectos da moralidade religiosa para concluir que a moral religiosa falhou em manter as pessoas na linha. Ele sugere ter as respostas – cientifícas e vantajosas – para uma nova proposta de moralidade “sem religião”.
O episódio, porém, termina com Dawkins dando a sugestão que as respostas, ficarão, na melhor das hipóteses, para os próximos capítulos, quando ele encerrará a série abordando a questão da morte e do sentido da vida.
Uma moral sem religião é possível, porém não sem referenciais absolutos. A tentativa de se estabelecer uma ordem moral em bases meramente seculares é algo que o movimento ateísta persegue há muito tempo, falhando sempre ao não conseguir estabelecer um referencial convincente de valores morais absolutos.
Dawkins, que parece, sugere ter achado este referencial indiscutível. E eu não vou vejo a hora de saber até onde ele irá conseguir chegar. Voltarei ao assunto após o final do programa.
httpv://www.youtube.com/watch?v=mHhSYyvI-5k
Comentários