Concluindo a Bíblia em Ordem Cronológica

Bíblia

Finalmente concluí hoje a leitura da Bíblia em Ordem Cronológica, uma edição que tenta reorganizar a ordem tradicional dos livros bíblicos numa sequência o mais próximo possível da ordem do acontecimento dos fatos, intercalando livros, capítulos ou mesmo versículos de forma a dar uma continuidade histórica ao texto. Ganhei essa Bíblia de estudo há mais de 10 anos de uma pessoa muito querida e vinha usando até então como fonte de algumas consultas, mas vi que só iria aproveitar o conteúdo plenamente fazendo uma leitura completa.

Então, desde o ano passado decidi tirar um tempo que algumas mudanças de rotina me proporcionaram, para dar cabo da tarefa. Foram cerca de 14 meses para finalizar a leitura das pouco menos de 1300 páginas, tempo que poderia ser bem mais curto, mas eu fui lendo sem pressa, conferindo, anotando, consultando referências, mapas e outras traduções. No final, posso dizer que valeu a pena. A leitura em ordem cronológica oferece uma visão sequencial bastante esclarecedora de uma série de fatos e episódios e um panorama mais claro da história, principalmente do Antigo Testamento.

A versão do texto é a NVI e, fora a ordem cronológica, é a mesma Bíblia sem nenhuma omissão ou acréscimo, que começa com “No princípio Deus criou os céus e a terra” e termina com o “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve! ” Amém. Vem, Senhor Jesus! A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém”.

Hamilton Furtado

Veja também:

  • Craig X AteusCraig X Ateus Um interessante perfil do apologista cristão William Lane Craig, traçado pelo site […]
  • Orando em frente ao computadorOh my Goodle! A piada da ocasião agora é a nova Igreja do Google, ou "Church of Google" […]
  • incertezasPouca fé, pouca certeza Ao que parece, já foi o tempo em que os ateus faziam questão de dizer que não tinham […]
  • AmizadeAmizade Em cada um de meus amigos existe algo que somente um outro amigo pode trazer plenamente à tona.

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário